Apresentação do blog!!!!!





Esse blog faz parte de um programa de formação continuada a distancia aos professores da rede estadual - Curso - Leitura e Escrita no Contexto Digital que possibilitará aos educadores em formação o conhecimento e a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, por meio do uso de diversas mídias interativas, discutindo possibilidades de uso que contribuam em sua formação continuada, o que engloba a sua própria formação cultural e prática educativa, para que possamos exercitar diferentes capacidades e competências leitoras e de produção de textos em diferentes gêneros.



Por isso sejam bem vindos a nos visitar e prestigiar nossos relatos !!!!!



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Diferentes tipos de gêneros textuais


Elementos constituintes dos gêneros
Todo texto falado ou escrito pertence a um determinado gênero do discurso, que  é constituído por três elementos: conteúdo temático, forma composicional e estilo.
As diferenças entre os gêneros existem, sobretudo, em função das condições em que os textos são produzidos. Essa variação vai ocorrer, principalmente, em função:
E Da configuração das esferas em que os gêneros circulam;
E Da finalidade de cada gênero;
E Da imagem que cada autor tem de seu interlocutor;
E Do veículo em que estes textos serão publicados.


Condições de produção
As "condições de produção" são os aspectos que cercam a produção de um texto e deve-se levar em conta:
Pas características da esfera em que circula o gênero ao qual o texto pertence;
P a imagem que o autor quer passar de si e a que tem do seu interlocutor;
P finalidades ou intenções em jogo;
P características do veículo ou da mídia em que o texto circulará (impresso ou digital, popular, de TV,  de Internet, de literatura, e-book, enciclopédia, livro didático etc.);
P observando  o momento histórico em que o texto é produzido e a  interdiscursividade ( diálogo que produz com outros textos).
“A produção adequada de um texto deve considerar todos esses elementos, e a sua efetiva compreensão (incluindo-se uma compreensão crítica)”

No quadro abaixo estão algumas das características de gêneros estudados no Módulo 3:
Gêneros
Tipo de relato
Tipo de linguagem
Pessoa do relato
Tipos de palavras características do relato
Conversa
telefônica
Relato de fatos centrado na sensação subjetiva de quem acompanhou os fatos.
Uso de linguagem coloquial.
Relato em primeira pessoa.
Presença de palavras que denotam emoções e sentimentos.
Interrogatório
Relato de fatos na ordem em que ocorreram com descrição objetiva e minuciosa dos detalhes que cercam o ocorrido.
Uso misturado de linguagem mais formal com outra mais coloquial.
Relato em primeira pessoa.
Presença de palavras que indicam precisão, tais como números, nomes e endereços completos.
Notícia
jornal popular
Relato de fatos em ordem decrescente do que se supõe ser a informação mais importante para o leitor.
Uso de linguagem mais popular.
Relato em terceira pessoa.
Presença de palavras que indicam precisão, tais como números, nomes e endereços completos.
Notícia
jornal classes
A e B
Relato de fatos em ordem decrescente do que se supõe ser a informação mais importante para o leitor.
Uso misturado de linguagem mais formal com outra mais coloquial.
Relato em terceira pessoa.
Presença de palavras que indicam precisão, tais como números, nomes e endereços completos.
Crônica
Relato de fatos em ordem decrescente do que se supõe ser a informação mais importante para o leitor.
Uso de linguagens coloquial e literária.
Narrativa em primeira ou terceira pessoa.
Presença de palavras que denotam emoções, sentimentos.




Gênero Textual construído pelo grupo:Uma notícia para um jornal voltado para as classes A e B.

Em se tratando das características do gênero Notícia, torna-se relevante mencionar que a notícia, assim como os demais gêneros, possui uma finalidade proferida pelo discurso. Assim sendo, o objetivo principal que a ela se atribui é o de tão somente deixar o leitor/expectador informado acerca dos fatos que norteiam a sociedade. Outro aspecto relevante é que o emissor (no caso, quem a transmite) mesmo sendo alguém dotado de opiniões próprias, precisa manter-se imparcial o tempo todo – motivo pelo qual a objetividade representa um de seus traços peculiares, senão o principal.


TEXTO 1 
24 de setembro de 2012
Débora Gonsales – Jornal Amanhecer

MORTE MISTERIOSA EM CONDOMÍNIO DE LUXO

Empresário encontra homem caído na soleira de sua porta.

São Paulo – Na madrugada dessa quarta feira (24) em Salto de Pirapora, região a 130 km da capital São Paulo, o empresário W.P.S, de 58 anos encontrou um homem  caído na sua porta.


De acordo com as informações da polícia o corpo foi encontrado, pelo empresário.


Em seu depoimento contou que nesse dia acordou assustado, pois teve um pesadelo horrível, olhou a hora no relógio da cabeceira eram 4 da manhã , então resolveu ir até o banheiro escovou os dentes e foi tomar um banho pois suava frio devido ao pesadelo, ao ligar o chuveiro a companhia tocou e ele logo levou um susto já que estava muito assustado ainda , se apressou a se enxugar e saiu do banheiro caminhando até a porta para ver quem era, ao destrancar a porta ele vê um homem caído na soleira, se assusta e mais que depressa olha ao redor mas não havia ninguém apenas o barulho do vento , ele naquela situação sem poder falar com ninguém abaixou se até o corpo e resolveu colocar a mão no homem e sentiu que ele estava frio e rígido dai caiu em si que era um cadáver, ao olhar atentamente para o corpo  percebeu que era o assassino dele em seu pesadelo , muito assustado com tudo que estava acontecendo desde que acordou correu em busca do telefone sem fio ,demorando para achar pois estava perturbado, enfim alguns minutos depois encontrou o telefone e discou para a policia em busca de socorro.


Uma equipe policial foi encaminhada até o local para averiguação dos fatos, que prontamente chamou a emergência para  atender o empresário que estava em estado de choque por ter visto aquele homem em seu pesadelo , ficando na sua cabeça a seguinte pergunta. - "Será que ele iria me assassinar ,mas algo deu errado.?"


Nenhuma testemunha foi encontrada para falar sobre o ocorrido, e será aberto um inquérito para apuração dos fatos.


TEXTO 2 

24 de outubro de 2012
Maria Francisca de Camargo Araújo - Jornal Visão ABC

CADÁVER É ENCONTRADO EM PRÉDIO DE LUXO

Moradora de prédio de luxo encontra cadáver em sua porta.


Moradora, M.C.A., 31 anos,  viúva, residente no décimo andar do Edifício Parque das Flores, localizado em região nobre de São Bernardo do Campo, na manhã dessa terça feira, dia 23 de outubro, por volta das 13h00min., encontrou corpo de  homem  estendido na soleira de seu apartamento.
Em depoimento à polícia,  a mesma contou que estava dormindo.  "Quando abri os olhos para consultar o relógio que se encontrava na cabeceira da cama observei que já era hora de levantar e fui ao banheiro .Escovei  os dentes, lavei o rosto  e de repente  ouvi a campainha da porta . Então, enxuguei-me às pressas e sai do banheiro, caminhando   em direção à porta de entrada. Cheguei lá e fui destrancando a fechadura para abrir a porta do apartamento. Foi quando  vi um homem estendido na soleira, imóvel, mas como não o conhecia, decidi acionar a polícia ", declarou a testemunha.
Segundo o delegado responsável pelo caso, "A testemunha olhou no corredor e não viu ninguém. Abaixou-se para tocar o corpo e sentiu  que ele já estava rígido e frio,ou seja, era  um cadáver. Decidiu ligar para a Central de Polícia,  que pediu que ela aguardasse a chegada dos policiais no local."
Os funcionários e outros moradores do prédio não quiseram comentar sobre o assunto.
A causa do óbito e identificação do corpo serão apuradas oportunamente pelo 1º Distrito Policial da cidade, onde foi registrada a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário